Popularmente, a primeira imagem que vem na cabeça quando se fala em terapia é um especialista que atende alguém no divã e que dá conselhos.
Mas a realidade vai muito além disso, a terapia é o lugar e momento onde cuidamos das nossas demandas psicoemocional, no sentido de reestabelecer o equilíbrio mental, espiritual e emocional, com a ajuda deste profissional terapeuta.
De que forma a terapia irá gerar impactos e resultados?
A terapia auxilia na melhor forma de lidar com as questões pessoais e interpessoais. O objetivo principal da terapia está em, primeiro lugar, identificar o que realmente está acontecendo com a pessoa e em segundo, ampliar as possibilidades de promover o bem-estar.
Mas, afinal, como alcançar esses objetivos?
As possibilidades de ação de um terapeuta são muitas. Dentre os benefícios causados e os impactos, estão:
Identificação e autoconhecimento de seu comportamento pessoal
Autocontrole em lidar consigo e os outros
Diminuição nível de stress
Positividade e equilíbrio
Clareza nos objetivos
Autoconfiança e autoestima
Melhoria nas relações pessoais
Existem muitos livros sobre terapia, psicologia e comportamento, que ajudam a compreender mais as diversas formas de abordagem psicoterapêuticas. Segue alguns livros sugeridos pela ANTP para ampliar seus conhecimentos:
“O normal e o patológico”, de Georges Canguilhem
“Microfísica do poder”, de Michel Foucault
“O eu e o inconsciente”, de Carl G. Jung
“Gestalt-terapia”, de Frederick Perl, Ralph Hefferline e Paul Goodman
“Obras completas de Freud – 3 Volumes”, de Sigmund Freud
“Introdução à Psicologia”, de Robert S. Feldman
“Terapia Cognitivo-Comportamental“, de Judith S. Beck
E vamos para o objetivo principal no nosso post, os temas mais procurados nas clinica de psicoterapia:
Ansiedade e Depressão
Estão entre os transtornos mais buscados, por ser os sintomas mais frequente em estados de estresse e sofrimento. E cabe mais conhecimento e especialização nestes assuntos.
É importante o terapeuta ter o máximo de conhecimento sobre os sintomas e as formas de abordagem e tratamento para esses transtornos, pois são questões serias, que precisam ser tratadas. E seu cliente irá avaliar o quanto a terapia esta sendo efetiva.
Pânico, Medo e Fobia
Apesar de serem muito parecidas, elas não são a mesma coisa.
As três formas são reações instintivas do ser humano, geralmente no momento em que ele se defronta em situações de perigo e risco. Cada uma delas possui sua forma particular de manifestação.
Distúrbios alimentares
Os sintomas de depressão e ansiedade podem desencadear esses distúrbios alimentares. Geralmente, origina de hábitos alimentares nocivos para a saúde, que podem ser desde a obesidade, bulimia até a anorexia.
Os fatores que facilitam o desenvolvimento deste distúrbio são baixa estima, culto desmedido das formas físicas, hábitos alimentares nocivos, culpa, problemas emocionais, hormonais, etc. O tratamento dos distúrbios alimentares com o psicólogo ajudará a compreender os mecanismos dos hábitos.
Insônia
Sabemos que a Insônia é um sintoma, geralmente provocado por questões de saúde física, estresse, traumas entre outras situações adversas. E a pessoa que sofre com insônia tem um quadro de limitação que afeta diretamente sua rotina e funcionalidade. E a terapia entra como, uma das formas para tratar e melhorar essa dificuldade.
Além de entendermos algumas questões buscadas em terapia, para o terapeuta é importante saber as demandas, e gerar conteúdo sobre esses temas, em redes sociais, site, palestras e outras forma de comunicação, para que o publico alvo entenda que você terapeuta tem conhecimento e oferece tratamento para essas demandas.
Teríamos mais assuntos procurados nas terapias, com objetivos e necessidades diferente a cada individuo, e cabe ao terapeuta dentro da sua área de atuação e linha terapêutica, oferecer e atuar de forma eficiente afim de ajudar seu cliente a atingir os objetivos esperados.
Lembramos sempre que terapia é a técnica que auxiliar alguém a diminuir algum tipo de sofrimento, e buscar o equilíbrio físico, espiritual e mental.
Comments